A ferramenta que você procurava para vender ainda mais

  (79) 3085-9590 (R. 8429)   contato@vfast.com.br

HomeConteúdo E-commerceNotíciasNovo Mundo adota OMS VTEX de olho em multicanalidade

Novo Mundo adota OMS VTEX de olho em multicanalidade

A rede Novo Mundo é uma das maiores cadeias varejistas do Centro-Oeste do Brasil, fruto de 65 anos de história e que já tem tradição no ecommerce. A empresa iniciou há tempos uma jornada rumo à multicanalidade quando disponibilizou as primeiras opções de pick up in store em 2017. Um importante passo nesse processo foi em 2019, com a adoção da solução de OMS VTEX, que traz uma série de facilidades como a flexibilidade na movimentação de SKUs, de forma que os times administrativos passem a ter mais agilidade nas vendas e aumentem a conversão.

A rede possui em seu portfólio eletrodomésticos, brinquedos, artigos de beleza, saúde e até produtos automotivos, entre outros milhares de itens por venda direta e via parceiros, uma vez que o site novomundo.com se tornou um marketplace em 2018. Hoje a novomundo.com conta com 700 parceiros cadastrados, mas a ideia é triplicar este número. Toda essa força nos canais digitais se soma às suas mais de 150 lojas físicas e seis Centros de Distribuição em nove Estados e no Distrito Federal.

A nova abordagem fortemente baseada no digital se reflete até mesmo na identidade de marca da empresa. Nas novas lojas físicas da rede, como, por exemplo, uma inaugurada em fevereiro, em Goiânia (GO), foi acrescentado um ‘.com’ à marca Novo Mundo. A nova comunicação também deixa claro um dos atributos de valor pretendidos: “Aqui você compra pelo preço de site”. A expectativa é que até o final do ano todas as unidades passem por esse reposicionamento.

Flexibilidade e convivência com o legado

A Novo Mundo conta com uma equipe interna de tecnologia que se dedica a desenvolver e manter internamente uma série de sistemas on premise. Dessa forma, a convivência harmônica com esta infraestrutura legada era uma condição inegociável para o projeto ir adiante. A rede, que já era cliente VTEX desde 2014,  percebeu a necessidade de profissionalizar esta estrutura para superar uma série de limitações quanto à flexibilidade e escalabilidade. A solução encontrada foi apostar na plataforma de OMS da VTEX, que além de flexível e altamente escalável, integra-se sem atritos às estruturas legadas da Novo Mundo, como ERP e demais sistemas internos.

Outro requisito que levou à adoção do OMS VTEX foi o tratamento das opções omnichannel oferecido pela plataforma, agilizando a oferta de modalidades como pick up from store e ship from store nas lojas físicas. Tudo o que pudesse ser mostrado como uma vantagem para o cliente final, que perceberia uma redução no tempo de entrega de seus produtos para, com isso, a Novo Mundo conquistar uma maior taxa de conversão.

“O ecommerce é um canal vital para os negócios, mas, para a Novo Mundo, é o cliente que está no centro da estratégia. Com a nova plataforma, queremos prover uma experiência de alto nível para os nossos consumidores, seja nas lojas físicas ou no online”, avalia Matheus Sepulveda, Diretor Digital do grupo Novo Mundo. De acordo com o executivo, a rede também tinha na escalabilidade um fator estratégico para alavancar a importância crescente dos canais digitais na sua operação.

O projeto contou ainda com a atuação da área de Professional Services da VTEX, um time composto por especialistas que não só dominam tecnicamente a plataforma VTEX, mas também contam com uma larga experiência na implantação de grandes projetos de ecommerce. Expertise  que permite a estes especialistas prestar uma consultoria para o cliente considerando aspectos técnicos e de negócio, combinados.

“A maior contribuição que o time de PS da VTEX pode trazer ao cliente é uma segurança de que o projeto está sendo realizado da forma correta para atingir o patamar que ele almeja de performance e funcionalidade e, no caso dos projetos com a plataforma OMS VTEX, é uma forma de assegurar que a arquitetura desenhada realmente viabilize o desejo do cliente”, afirma Caio Iwasaki, Team Leader da área de Professional Services da VTEX.

Integração, atendimento e foco no cliente 

Quem conhece a rede Novo Mundo sabe que os times internos de TI tem um grande orgulho da estrutura que montaram e que permitiu à rede atuar de forma resiliente no ano passado, quando as restrições impostas pelo isolamento social levaram ao fechamento de algumas lojas físicas ou à diminuição no fluxo de clientes.

Nesse cenário, as lojas físicas passaram a operar como centros de distribuição e os consultores de vendas atuaram como operadores de televendas. Contudo, o sistema original não estava preparado para dar conta de uma visão unificada de estoques, o que fazia com que as vendas fossem perdidas pela ruptura nos carrinhos.

A adoção do OMS VTEX solucionou este problema ao trazer uma versão unificada dos estoques e que permitiu uma melhor taxa de conversão. A migração, que aconteceu entre agosto e dezembro de 2019, veio na hora certa, deixando a rede Novo Mundo preparada para alavancar as oportunidades do ecommerce no ano da pandemia.

Para tal, os estoques das lojas, que antes ficavam agrupados, passaram a ser distribuídos em uma arquitetura de contas-franquia, o que não só deu mais flexibilidade para o gerenciamento de estoques, como também facilitou todas as operações na conciliação de recebíveis.

É neste olhar que a área de Professional Services faz a diferença, com especialistas do time VTEX que visitaram as lojas da Novo Mundo para conhecer de perto as especificidades do negócio da rede. “Esta proximidade é importante para demonstrar nosso compromisso com o entendimento das necessidades e objetivos dos nossos clientes”, comenta Victor Jamal, solution architect leader na VTEX.

Agora, a Novo Mundo está mais preparada para oferecer um fullfillment de alto nível para os clientes com novas possibilidades e conveniências, como a entrega e retirada na loja no mesmo dia disponível em toda a rede. Vale destacar que a estrutura das lojas físicas acompanhou esse processo. Hoje, elas são equipadas com totens de autoatendimento, wi-fi grátis e consultores preparados para auxiliar os clientes durante toda a jornada de compra, desde a escolha do produto e a forma de pagamento até o formato de entrega.

Ao longo deste processo de transformação digital, a rede Novo Mundo contou com o apoio de parceiros. A agência NUMAI atuou no desenvolvimento da arquitetura e front da plataforma e a Cadastra é ainda hoje a responsável pelo SEO do site, garantindo a melhor presença digital da rede Novo Mundo nos resultados de busca orgânico.

“A Novo Mundo é um cliente que sempre busca inovar no uso de recursos VTEX  e isso foi muito importante neste projeto”, afirma Jucemar Vaccaro, CEO & Fundador da Agência NUMAI.

Segundo o executivo, o recurso de Buy Box da VTEX usado no front end da Novo Mundo, desenvolvido e implementado pela NUMAI, é fundamental para conciliar situações em que existem diversos players como parceiros dentro do marketplace com um mesmo produto, organizando todas as ofertas para que o consumidor faça sua escolha.

“A Novo Mundo tem hoje integração com muitos sellers na plataforma e precisa atualizar-se continuamente, pois toda semana entram novos sellers em suas regras de negócio, daí a importância da escalabilidade e de uma estrutura sólida que seja um alicerce para o projeto”, finaliza Jucemar Vaccaro.



Fonte feed: E-commerce Brasil